O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um recurso que os trabalhadores têm direito e que pode ser utilizado em algumas situações específicas, como a aquisição da casa própria, pagamento de parte das prestações de financiamento habitacional, liquidação ou amortização do saldo devedor, entre outras.
Se você está pensando em utilizar o saldo do Fundo de Garantia para obter um empréstimo, algumas opções podem ser consideradas:
- Financiamento Imobiliário: Com o Fundo de Garantia, é possível financiar parte do valor da casa própria ou amortizar o saldo devedor do financiamento, o que reduzirá as prestações mensais.
- Consignado com Garantia FGTS: Alguns bancos oferecem a opção de empréstimo consignado com garantia do FGTS. Nesse caso, o trabalhador pode utilizar o saldo do FGTS como garantia para obter taxas de juros mais baixas.
- Reforma ou Ampliação do Imóvel Próprio: O Fundo de Garantia pode ser utilizado para custear reformas e ampliações no imóvel próprio. Para isso, é necessário cumprir alguns requisitos estabelecidos pela Caixa Econômica Federal.
- Amortização de Dívidas Imobiliárias: Caso tenha um financiamento imobiliário, o FGTS pode ser utilizado para amortizar o saldo devedor, reduzindo o valor total da dívida e, consequentemente, o valor das prestações.
- Liquidação de Financiamento Imobiliário: Se você deseja quitar totalmente um financiamento imobiliário, pode utilizar o saldo do Fundo de Garantia para fazer a liquidação.
Empréstimo do Saque-Aniversário do FGTS no Serasa Crédito
Saiba como fazer o saque do Fundo de Garantia por meio do empréstimo de antecipação Saque-Aniversário FGTS:
Pelo aplicativo do FGTS
- Primeiramente, acesse o aplicativo do FGTS na Apple Store se tiver iOS ou no Google Play se tiver Android.
- Em seguida, clique em “Saque-Aniversário”.
- Aceite os termos e opte pela modalidade “Saque-Aniversário”.
- Leia o termo de adesão, aceite os termos e condições e autorize a consulta do Fundo de Garantia.
- Selecione “Empréstimo Saque-Aniversário” e autorize o Banco Pan a consultar seu FGTS.
Em seguida, no Serasa Crédito
- Acesse o Serasa Crédito e faça o login. Caso não tenha cadastro, basta fazer na hora.
- Na tela inicial, clique em “solicitar empréstimo pessoal” e escolha a modalidade de “Empréstimo com antecipação do FGTS”.
- Na simulação, digite o valor do empréstimo que deseja e clique em “buscar por ofertas”.
- Confira as ofertas disponíveis, escolha o “empréstimo com antecipação do FGTS” com o Banco Pan e faça a solicitação.
- Informe os dados bancários para depósito do empréstimo e envie para análise do banco.
Finalização do pedido é feita no Banco Pan
- Depois que o pedido for finalizado no Serasa Crédito, o pedido será direcionado para a última etapa: verificação de identidade.
- Após fazer a verificação de identidade, é só aguardar a aprovação.
O que é o FGTS?
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, é um direito dos trabalhadores brasileiros regido pela legislação trabalhista do país. O objetivo do Fundo de Garantia é proteger o trabalhador em caso de demissão sem justa causa, além de ser utilizado em outras situações específicas.
Em suma, o trabalhador pode sacar o FGTS em diversas situações, como demissão sem justa causa, aposentadoria, compra da casa própria, tratamento de doenças graves, entre outras.
É importante deixar claro que cada trabalhador tem uma conta individual no Fundo de Garantia, que é vinculada ao seu contrato de trabalho. Os depósitos efetuados pelo empregador são feitos nessa conta. O Fundo de Garantia é administrado pela Caixa Econômica Federal, que é o agente operador do fundo. A Caixa é responsável por gerenciar as contas individuais, realizar os depósitos, fornecer informações e autorizar os saques.
O FGTS tem como finalidade principal proteger o trabalhador, oferecendo uma reserva financeira para situações específicas ao longo de sua vida profissional. É importante que o trabalhador acompanhe regularmente seu extrato do Fundo de Garantia para garantir que os depósitos estejam sendo feitos corretamente e para estar ciente do saldo disponível em sua conta vinculada.