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BPC na Escola: Entenda como funciona o programa e os requisitos

O acesso ao Sistema BPC na Escola é disponibilizado por meio de um site desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).

Natália Rosso por Natália Rosso
24 de abril de 2025, 23:32h
em BPC
BPC na Escola: Entenda como funciona o programa e os requisitos

O acesso ao Sistema BPC na Escola é disponibilizado por meio de um site desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). Imagem: Reprodução

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O Programa BPC na Escola representa uma importante iniciativa de inclusão social promovida pelo governo, visando auxiliar menores de idade portadores de deficiência a manterem-se no sistema educacional.

Descubra a seguir o funcionamento do Benefício de Prestação Continuada (BPC), explore detalhes específicos sobre o BPC na Escola e compreenda como essa iniciativa beneficia crianças e jovens com deficiência. Continue a leitura para aprofundar seus conhecimentos sobre esse relevante tema!

O que é o BPC/LOAS?

O BPC/LOAS refere-se ao Benefício de Prestação Continuada (BPC), que está previsto na Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) no Brasil.

O BPC é um benefício assistencial oferecido pelo governo federal a pessoas idosas e pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

A Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), estabelecida pela Lei nº 8.742/1993, define as diretrizes da assistência social no país e institui o BPC como uma das suas principais ações.

O benefício é destinado a indivíduos que não possuem meios de prover a própria manutenção nem de tê-la provida por suas famílias.

Para ter direito ao BPC, é necessário atender a critérios específicos, como comprovar a condição de vulnerabilidade socioeconômica, ter idade igual ou superior a 65 anos, no caso de idosos, ou apresentar alguma deficiência que impeça a participação plena na sociedade, no caso de pessoas com deficiência.

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O benefício tem o objetivo de garantir um amparo financeiro para que essas pessoas possam suprir suas necessidades básicas, como alimentação, moradia, e acesso a serviços de saúde.

O BPC/LOAS desempenha um papel crucial na promoção da inclusão social e no apoio a grupos em situação de fragilidade, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida desses beneficiários.

Quem tem direito ao BPC/LOAS?

O Benefício de Prestação Continuada (BPC) é destinado a duas categorias específicas de pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, conforme estabelecido pela Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) no Brasil:

  1. Idosos: Pessoas com 65 anos de idade ou mais que não possuam meios para prover sua própria manutenção, nem contar com o apoio de familiares capazes de garantir esse suporte.
  2. Pessoas com Deficiência: Indivíduos de qualquer idade que apresentem impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, possam obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade, em igualdade de condições com as demais pessoas. Além disso, é necessário que essas pessoas também estejam em condição de vulnerabilidade socioeconômica.

Para ter direito ao BPC, é fundamental comprovar tanto a condição de idade avançada (no caso dos idosos) quanto a condição de deficiência e vulnerabilidade socioeconômica (no caso das pessoas com deficiência).

A avaliação e concessão do benefício são realizadas pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), considerando os critérios estabelecidos pela legislação vigente.

Como opera o BPC na Escola?

O Programa BPC na Escola tem como propósito assegurar o acesso e a permanência de crianças e adolescentes, portadores de deficiência, na faixa etária de até 18 anos, no ambiente escolar.

Essa missão é concretizada por meio de ações que abrangem diversos setores da sociedade, com a participação conjunta da União e dos governos federal, estadual e municipal.

Dessa maneira, o Programa envolve a colaboração dos Ministérios da Cidadania, Educação, Saúde, e da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

Os principais objetivos dessa iniciativa incluem a identificação de obstáculos que dificultam ou impedem o acesso e a continuidade desses jovens na educação. Além disso, busca-se integrar políticas de assistência social, educação, saúde e direitos humanos para atender de forma abrangente essa parcela da sociedade.

Como utilizar o recurso do BPC na Escola?

O acesso ao Sistema BPC na Escola é disponibilizado por meio de um site desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).

Para utilizar o recurso do BPC na Escola, é recomendável que todos os membros do Grupo Gestor, tanto a nível estadual quanto municipal, assim como os técnicos do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), cadastrem seus CPFs e senhas.

Os gestores municipais de Assistência Social devem designar o perfil desses membros no Sistema de Autenticação e Autorização (SAA).

Adesão do município ao Programa BPC na Escola

A adesão ao Programa é conduzida pela prefeitura do município, por meio do Sistema do Programa BPC na Escola.

Nesse processo, o gestor municipal de Assistência Social deve delegar, por meio do SAA, o perfil do programa, permitindo que o prefeito acesse o Sistema BPC na Escola.

Informações técnicas detalhadas são disponibilizadas na plataforma gov.br, oferecendo todos os pormenores sobre a delegação de perfis no Sistema e informações adicionais acerca do programa.

Pode um beneficiário do BPC estudar em escola particular?

As diretrizes do Benefício de Prestação Continuada não estipulam critérios vinculados à rede de ensino frequentada pelos beneficiários. Portanto, presume-se que os beneficiários, incluindo os jovens, têm a liberdade de escolher entre instituições de ensino particulares ou públicas.

Caso deseje continuar recebendo informações sobre assuntos financeiros, basta se cadastrar gratuitamente no formulário para receber nossos conteúdos diretamente em seu e-mail.

Como acessar o Sistema BPC na Escola?

O acesso ao Sistema BPC na Escola é disponibilizado através de um site, sendo necessário que os membros do Estado e do Município estejam cadastrados para utilizar a plataforma.

Como é feito o acompanhamento dos beneficiários?

Na identificação de obstáculos sociais que possam prejudicar o acesso ou a permanência desses jovens na educação, os técnicos do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) conduzem entrevistas domiciliares com os beneficiários do BPC.

A equipe técnica também realiza o acompanhamento posterior da família, além das ações intersetoriais coordenadas pelos grupos gestores locais do Programa.

Ações intersetoriais no âmbito do BPC na Escola

As ações intersetoriais compreendem diversas atividades que envolvem setores e Ministérios públicos, integrando aspectos de assistência social, educação, saúde e direitos humanos.

O registro de ações articuladas entre esses setores, visando superar as barreiras no acesso e permanência dos beneficiários do programa, é possibilitado pelo módulo de Acompanhamento das Ações Intersetoriais no Sistema BPC na Escola.

O Grupo Gestor Municipal é responsável por inserir atividades e ações específicas no município, contribuindo para que os beneficiários e suas famílias estejam integrados na educação e nos serviços socioassistenciais.

Tags: BPCBPC/LOAS
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Natália Rosso

Natália Rosso

Jornalista, especialista em conteúdos de benefícios sociais, apaixonada pelas palavras e pelo poder transformador da informação.

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