A tabela de pagamento do Bolsa Família de abril mantém uma iniciativa do governo federal que já está em prática desde as últimas rodadas.
A saber, mais uma vez milhares de beneficiários serão contemplados com o depósito unificado e antecipado.
Siga a leitura para entender como funciona na prática.
Antecipação na tabela do Bolsa Família de abril
Neste mês, o governo federal confirmou que novos grupos poderão receber o Bolsa Família de forma antecipada. Em suma, serão contempladas as famílias em municípios onde foi decretado estado de emergência ou calamidade pública.
Entretanto, é preciso deixar claro que não é o próprio cidadão quem solicita a antecipação e sim os gestores dos municípios. Em resumo, é uma prática entre os gestores e o governo federal.
Dessa forma, quem estiver em uma das localidades poderá ter o acesso ao benefício logo no primeiro dia do calendário, que em abril será no dia 17. E isso, independentemente do dígito final do Número de Identificação Social (NIS) que normalmente rege a ordem de pagamentos.
Além disso, mesmo que o beneficiário não esteja em uma das localidades em situação de emergência, ainda há uma oportunidade para ter acesso à grana do Bolsa Família um pouco antes do previsto no calendário.
Isso porque aqueles que estão agendados para o recebimento em uma segunda-feira no calendário oficial, poderão acessar o saldo no Caixa Tem no sábado anterior. Isso significa uma antecipação de dois dias no repasse. Não é muito, mas já ajuda.
Para os demais, que não se enquadrem nas situações acima, a ordem fica estabelecida assim:
- NIS de final 1 – 17 de abril;
- NIS de final 2 – 18 de abril;
- NIS de final 3 – 19 de abril;
- NIS de final 4 – 22 de abril (antecipado para o dia 20);
- NIS de final 5 – 23 de abril;
- NIS de final 6 – 24 de abril;
- NIS de final 7 – 25 de abril;
- NIS de final 8 – 26 de abril;
- NIS de final 9 – 29 de abril (antecipado para o dia 27);
- NIS de final 0 – 30 de abril.
Como sacar o Bolsa Família?
Cabe sinalizar que as novas famílias que entraram agora para o programa receberão os novos cartões do Bolsa Família no endereço informado durante a inscrição no Cadastro Único. Contudo, quem tem o cartão antigo pode continuar usando normalmente.
Então, todo mês o responsável familiar pode sacar o benefício. Além disso, com a Conta Poupança Social Digital, o beneficiário pode fazer transferências, pagar contas e fazer PIX diretamente pelo aplicativo.
Adicionalmente, quem ainda não tem o cartão pode sacar o benefício em lotéricas. Essa opção está disponível apenas para beneficiários que já tenham uma senha do Cartão Bolsa Família ou Cartão Cidadão cadastrada em uma agência da Caixa Econômica Federal, e que não recebam o benefício em conta corrente ou poupança.
Para tanto, é preciso que o responsável familiar apresente um documento oficial com foto.
Ainda mais, caso o responsável familiar ainda não tenha a senha, o saque poderá ser feito em agências da Caixa por meio da guia de pagamento. Também é preciso apresentar um documento oficial com foto.
Com informações do MDS















