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Beneficiários do INSS podem pedir ressarcimento de descontos indevidos a partir desta quarta (14)

Saiba como solicitar a devolução de descontos indevidos do INSS e se proteja contra fraudes

Ana Nery por Ana Nery
14 de maio de 2025, 08:44h
em INSS
Mulher sorridente com dinheiro e logo do INSS, destacando o ressarcimento de descontos indevidos aos beneficiários.

Beneficiários do INSS têm a partir de quarta-feira (14) para solicitar o ressarcimento de descontos indevidos./ Imagem: Assistencialismo Notícias

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Se isso aconteceu com você ou com alguém da sua família, fique atento: a partir de hoje (14), aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já poderão pedir o reembolso de valores descontados indevidamente, e o melhor, de forma bem simples.

Essa medida veio justamente para facilitar a vida de quem foi prejudicado e garantir que ninguém fique no prejuízo. Quer saber todos os detalhes? Continue a leitura.

A seguir, iremos lhe mostrar como funciona esse processo de reembolso, o que você precisa fazer para solicitar o valor de volta e, principalmente, como se proteger de possíveis golpes. Vem conferir tudo!

Conteúdo do Artigo:

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  • O que são descontos indevidos?
  • Como será o processo de notificação?
  • O que fazer ao receber a notificação?
  • Quais documentos são necessários?
  • Como solicitar devolução?
  • Cuidados a serem tomados
  • Importância da conscientização

O que são descontos indevidos?

Infelizmente, muitos aposentados e pensionistas passaram por essa situação: valores foram retirados da folha de pagamento sem que a pessoa tenha autorizado. Em muitos casos, esses descontos foram de associações ou entidades que o segurado nem sabia que está vinculado e isso, claro, gerou prejuízo financeiro.

Mas tem notícia boa: o INSS já está verificando essa situação e já começou a agir para identificar esses casos e corrigir os erros. O objetivo é garantir que o seu dinheiro seja devolvido, sem que ninguém leve vantagem sobre o que é seu.

Se você desconfia de algo assim no seu contracheque, é hora de entender como tudo funciona e o que fazer para resolver.

Como será o processo de notificação?

Desde ontem (13), os segurados que tiveram descontos indevidos começaram a receber notificações por meio do aplicativo Meu INSS. É importante deixar claro que essas comunicações estão sendo feitas exclusivamente por meio do aplicativo. Portanto, se você receber qualquer contato por telefone ou mensagens SMS, saiba que é golpe!

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É fundamental que você fique atento a essas notificações e não compartilhe informações pessoais com ninguém.

O que fazer ao receber a notificação?

Caso você receba a notificação informando sobre descontos indevidos, você deverá seguir alguns passos simples:

  1. Acesse o aplicativo Meu INSS: A notificação aparecerá automaticamente na tela inicial do aplicativo.
  2. Confirme a veracidade do desconto: Você deve verificar se realmente autorizou o desconto mencionado.
  3. Solicite o ressarcimento: Se o desconto for indevido, você poderá solicitar o reembolso diretamente pelo aplicativo ou através do telefone 135, a partir de hoje (14).

Quais documentos são necessários?

Uma das boas notícias é que você não precisará enviar documentos adicionais ou preencher formulários. Pelo contrário, você apenas precisará registrar que não reconhece o desconto indicado na notificação.

Com isso, o sistema do INSS irá gerar automaticamente uma cobrança para a entidade responsável pelo desconto, que terá um prazo de 15 dias úteis para apresentar a regularidade ou providenciar o ressarcimento.

Como solicitar devolução?

Pessoa utilizando um smartphone para solicitar devolução de descontos indevidos do INSS, com logo do INSS ao fundo.
Descubra como solicitar a devolução de descontos indevidos do INSS diretamente do seu celular./ Imagem: Assistencialismo Notícias
Funciona assim: ao acessar o aplicativo Meu INSS, ou ligar para o número 135, você conseguirá ver o nome da entidade ou associação que está fazendo o desconto no seu contracheque. Se você olhar e perceber que nunca autorizou, deverá informar que não deu essa autorização e, na mesma hora, solicitar o reembolso dos valores que foram cobrados indevidamente. É um processo simples, e todo feito pelos canais oficiais do INSS. O importante é ficar de olho, verificar com atenção e agir se notar algo estranho.

Cuidados a serem tomados

Como informamos acima, é importante que você esteja ciente de que o INSS não tentará entrar em contato com você por e-mail, WhatsApp ou telefone. Qualquer comunicação será feita exclusivamente por meio do aplicativo Meu INSS. Por isso, para evitar que você caia em fraudes, veja o que fazer:

  • Não clicar em links suspeitos: Links enviados por e-mail ou mensagens podem ser tentativas de golpes.
  • Verificar a autenticidade das informações: Sempre que tiver dúvidas, entre em contato com a central de atendimento do INSS pelo telefone 135.
  • Manter o aplicativo atualizado: A atualização do aplicativo garante que você tenha acesso às últimas informações e funcionalidades.

Importância da conscientização

Muitas pessoas nem sabem dessa situação, e é por isso que falar sobre esse assunto é tão importante. Quanto mais informações chegarem aos aposentados e pensionistas do INSS, mais chances eles terão de receber o que é deles por direito.

Se você é aposentado ou pensionista do INSS, vale a pena ficar por dentro das informações, pois muitas pessoas estão sendo prejudicadas sem saber, e no fim do mês, esse dinheiro pode fazer muita diferença.

Agora, aposentados e pensionistas têm uma chance real de receber os valores que foram tirados de forma injusta, algo que por muito tempo gerou preocupação. Mas atenção: para garantir esse direito, é essencial ficar de olho nas comunicações do INSS, seguir os passos corretos e, acima de tudo, se informar, para garantir o que é seu por direito.

No vídeo abaixo, veja mais detalhes sobre os descontos indevidos:

Tags: aposentadosdescontos indevidosfraudes inssMeu INSSpensionistasreembolso inss
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Ana Nery

Ana Nery

Redatora grupo Sena Online

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