Você, aposentado ou pensionista do INSS, já sabe que os valores descontados de maneira indevida nos seus benefícios serão devolvidos em breve, certo? Isso mesmo! O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou a devolução dos valores descontados de forma errada? Isso mesmo! Entre 26 de maio e 6 de junho, quem foi afetado por esses descontos receberá o que é seu de direito. E, claro, é importante que você fique por dentro de todos os detalhes sobre o que está acontecendo, como isso vai afetar você e, claro, como garantir que vai receber o que é seu de direito.
Por que estão devolvendo esses valores?
Então, a razão por trás dessa devolução tem a ver com um esquema que foi descoberto pela Polícia Federal. Eles descobriram que entre 2019 e 2024, várias entidades cobraram indevidamente dos aposentados e pensionistas do INSS. São descontos que, na verdade, não tinham autorização para serem feitos. E o valor total dessas cobranças erradas? Aproximadamente R$ 6,3 bilhões! Isso é um valor grande, né? Mas, fique tranquilo, porque o governo já tomou providências para corrigir isso e devolver o que é seu.
Como funciona o processo de devolução?
Agora que você já sabe o motivo dessa devolução, talvez esteja se perguntando: ”Mas e eu, como faço para garantir que vou receber o valor de volta?” A ótima notícia é que o processo é bem fácil e direto. Não precisa de muita burocracia, viu? Se você identificar que houve descontos indevidos em seu benefício, basta acessar o aplicativo Meu INSS ou ligar para o 135. O processo é bem fácil, e você nem vai precisar enviar documentos extras.
Quer saber como fazer isso? Siga o passo a passo!
- Acesse o aplicativo Meu INSS: Se você ainda não tem o aplicativo, baixe agora mesmo. É super fácil e tem várias funcionalidades. Faça login na sua conta para ver todos os detalhes sobre o seu benefício.
- Verifique os descontos: No aplicativo, você pode consultar a seção de pagamentos e verificar se há algum desconto que você não reconhece ou que não foi autorizado.
- Solicite a devolução: Se você encontrar algum desconto indevido, é só seguir as instruções dentro do aplicativo para pedir a devolução. Simples assim!
- Aguarde a confirmação: O INSS gerará automaticamente uma cobrança para a entidade que fez o desconto. Eles terão 15 dias para provar que o desconto foi autorizado ou, caso contrário, devolver o valor.
Fique ligado(a) nas notificações!
Ah, e tem mais! O governo vai notificar cerca de 9 milhões de segurados sobre os descontos feitos desde março de 2020. E como você vai ser avisado? A notificação ocorrerá apenas através do aplicativo Meu INSS. Então, se você ainda não tem o aplicativo, baixe agora para ficar sempre atualizado, ok?
Datas de pagamento da devolução dos valores aos beneficiários do INSS
Agora que você já sabe o processo, é hora de ficar atento às datas! O pagamento dos valores que foram descontados indevidamente na folha de abril será feito conforme o seguinte calendário:
Para benefícios de um salário mínimo
- Final do Benefício 1: 26 de maio
- Final do Benefício 2: 27 de maio
- Final do Benefício 3: 28 de maio
- Final do Benefício 4: 29 de maio
- Final do Benefício 5: 30 de maio
- Final do Benefício 6: 2 de junho
- Final do Benefício 7: 3 de junho
- Final do Benefício 8: 4 de junho
- Final do Benefício 9: 5 de junho
- Final do Benefício 0: 6 de junho
Para benefícios acima de um salário mínimo
- Final do Benefício 1 e 6: 2 de junho
- Final do Benefício 2 e 7: 3 de junho
- Final do Benefício 3 e 8: 4 de junho
- Final do Benefício 4 e 9: 5 de junho
- Final do Benefício 5 e 0: 6 de junho
Fique atento a essas datas e se organize para que nada passe despercebido.
Como consultar os descontos?
A consulta é bem simples, viu? Se você identificar descontos indevidos em seu benefício, basta acessar o aplicativo Meu INSS ou ligar para o 135. E sabe o que é mais legal? Você vai poder consultar tudo em tempo real!
Essas são as informações que você pode conferir:
- Associação responsável: Vai poder saber quem foi a entidade que fez o desconto.
- Valores cobrados: Você vai ter acesso ao valor exato que foi descontado.
- Status da solicitação: E claro, poderá acompanhar o processo de devolução para saber como está o andamento.
Com o governo garantindo que todos os beneficiários serão notificados, fica mais fácil você se organizar. Não perca tempo! Verifique seus descontos, solicite a devolução se necessário e aproveite o processo simples que foi feito para você não ficar no prejuízo.
Se tiver alguma dúvida, não deixe de consultar o aplicativo Meu INSS ou ligar para o 135. E se você ainda não tem o aplicativo, não perca tempo e faça o download agora mesmo! Assim, você pode garantir que tudo esteja certo e receber a devolução sem complicação.