Se você é estudante do ensino médio em escola pública ou é responsável por algum, fique atento: nesta segunda-feira (28), o programa Pé-de-Meia continua com os pagamentos do Incentivo-Frequência. Criado pelo Governo Federal, o programa oferece diferentes incentivos para alunos que mantêm uma boa frequência escolar, com o intuito de incentivar a permanência dos estudantes nas salas de aula.
Mas, afinal, quais alunos receberão primeiro nesta semana? Fique aqui e descubra as informações detalhadas: quem pode se beneficiar, quem receberá primeiro, como funciona o programa e o calendário de pagamentos.
O que é o programa Pé-de-Meia?
O Pé-de-Meia é um programa que oferece quatro tipos de incentivos financeiros, com o objetivo de buscar promover a permanência e a conclusão dos estudos entre os jovens do ensino médio. Mas para participar do programa, os estudantes devem fazer parte de famílias cadastradas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e possuir uma renda per capita de até meio salário mínimo.
Objetivos do programa
- Inclusão social: O programa busca facilitar o acesso à educação, reduzindo desigualdades sociais.
- Estímulo à frequência escolar: Os alunos precisam manter uma presença mínima de 80% nas aulas para receber os benefícios.
Quem pode receber o benefício?
Para ser elegível ao Pé-de-Meia, o estudante deve atender a alguns critérios. Veja:
- Ser estudante do ensino médio ou da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em escola pública.
- Pertencer a uma família cadastrada no CadÚnico.
- Renda per capita precisa ser de até meio salário mínimo.
- É obrigatório manter uma frequência mínima de 80% nas aulas.
Importância da frequência escolar
A frequência é um dos principais critérios de recebimento do benefício. Isso significa que, se em algum mês você faltar a muitas aulas e não atingir a frequência mínima, você não poderá receber o pagamento referente a esse período. Isso reforça a importância do comprometimento com os estudos. Percebe a importância de não faltar a aulas?
Calendário de pagamentos de 2025
As datas de pagamento são organizadas conforme o mês de nascimento de cada estudante. Se você nasceu entre julho e agosto, temos uma boa notícia: você está entre os primeiros beneficiários desta semana!
Confira as datas no calendário abaixo:
Mês de nascimento | Dia de pagamento |
---|---|
Janeiro e Fevereiro | 23/04 |
Março e Abril | 24/04 |
Maio e Junho | 25/04 |
Julho e Agosto | 28/04 |
Setembro e Outubro | 29/04 |
Novembro e Dezembro | 30/04 |
Como será feito o pagamento?
O Incentivo-Frequência no valor de R$ 200 é depositado em uma conta Poupança CAIXA Tem. Mas não precisa se preocupar em abrir conta. Ao entrar no programa, uma conta é aberta em nome dos estudantes beneficiários, de imediato. Para conseguir movimentar o seu benefício, você deve utilizar o aplicativo CAIXA Tem. Mas preste atenção: isso só vale se você é maior de idade.
Se você é menor de idade, não se preocupe! Ainda assim você receberá o seu benefício. Você só precisa que um responsável legal autorize o uso da conta.
Tipos de incentivos do Pé-de-Meia
O programa oferece quatro tipos de incentivos, cada um com suas características. Veja quais são:
- Incentivo-Matrícula: Ao confirmar a matrícula, no início de cada ano letivo.
- Incentivo-Frequência: Pago em nove parcelas durante o ano, desde que mantenha a frequência mínima de 80%.
- Incentivo-Enem: Pago uma única vez para estudantes que participam dos dois dias de provas do Enem.
- Incentivo-Conclusão: Pago após a conclusão do ensino médio.
Veja mais detalhes sobre os incentivos:
Benefícios adicionais
Além do incentivo por frequência, os alunos que completam o ensino médio com aprovação recebem um depósito de R$1.000 ao final de cada ano letivo, que ficará disponível para saque após a formatura.
Como consultar informações sobre o programa?
Se você ainda não tem certeza que está no programa, ou quer saber mais informações sobre, basta acessar o aplicativo Jornada do Estudante, desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC). Além disso, detalhes sobre o pagamento do benefício podem ser verificados no aplicativo CAIXA Tem.
O programa Pé-de-Meia representa uma oportunidade significativa para muitos jovens brasileiros, oferecendo suporte financeiro e incentivando a continuidade dos estudos. Por meio de iniciativas como essa, o governo busca incentivar a permanência dos alunos na sala de aula e reforçar a importância dos estudos para um futuro melhor. Por isso, se você se encaixa nos critérios ou já está no programa, não deixe de cumprir com as regras e garantir esses incentivos que podem auxiliar no seu futuro!