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Governo entrega 2,2 mil chips para acesso gratuito à internet a alunos da rede pública

Além da distribuição de chips de internet, o MCom também tem investido na entrega de computadores para as escolas públicas por meio do programa Computadores para Inclusão.

Igor Macedo por Igor Macedo
26 de abril de 2025, 09:40h
em Notícias
Governo entrega 2,2 mil chips para acesso gratuito à internet a alunos da rede pública

Governo entrega 2,2 mil chips para acesso gratuito à internet a alunos da rede pública | Imagem: GOV

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O Ministério das Comunicações (MCom) tem intensificado seus esforços para promover a inclusão digital em todo o país, especialmente entre os estudantes de baixa renda. Recentemente, a pasta realizou uma série de iniciativas voltadas para facilitar o acesso à internet e a recursos tecnológicos para alunos da rede pública de ensino em diversas regiões do Brasil.

Conteúdo do Artigo:

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  • Programa Internet Brasil beneficia milhares de estudantes
    • Distribuição de chips em Petrolina e Juazeiro
    • Expansão do programa no Rio Grande do Norte
    • Benefícios previstos para Caruaru
  • Computadores para Inclusão: Doação de equipamentos para laboratórios de informática
    • Impacto nacional da iniciativa
  • Sertão Conectado: Parceria para a robótica educativa
    • Laboratórios de robótica simplificada
    • Objetivos do projeto
  • Importância da inclusão digital para o desenvolvimento educacional
    • Superando barreiras ao aprendizado
    • Desenvolvendo habilidades digitais
  • Desafios e próximos passos
    • Expansão contínua dos programas
    • Monitoramento e avaliação contínua

Programa Internet Brasil beneficia milhares de estudantes

O programa Internet Brasil, uma das principais frentes do MCom na área de inclusão digital, tem desempenhado um papel importante na democratização do acesso à internet. Por meio dessa iniciativa, o Ministério distribui chips de telefonia móvel com pacotes de dados mensais gratuitos para estudantes de famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Distribuição de chips em Petrolina e Juazeiro

Em um evento realizado no dia 22 de julho, o MCom entregou 2.219 cartões SIM do programa Internet Brasil a alunos de oito escolas públicas localizadas em Petrolina (PE) e Juazeiro (BA). Cada chip oferece um pacote de 20 GB de internet móvel, renovado mensalmente, permitindo que os estudantes acessem conteúdos educacionais e realizem pesquisas a partir de suas residências.

Expansão do programa no Rio Grande do Norte

Pouco antes da distribuição em Petrolina e Juazeiro, o MCom havia anunciado a entrega de 22 mil chips de telefonia móvel para alunos de escolas públicas no Rio Grande do Norte. Naquele momento, aproximadamente 9 mil chips SIM do Internet Brasil já tinham sido entregues no estado.

Benefícios previstos para Caruaru

A expansão do programa Internet Brasil também está prevista para Caruaru (PE), onde 784 alunos de quatro escolas estaduais serão contemplados com os chips de acesso gratuito à internet até o mês de agosto. Até outubro, a expectativa é que 8.445 chips de telefonia móvel sejam fornecidos a estudantes nas cidades de Petrolina, Juazeiro e Caruaru.

Computadores para Inclusão: Doação de equipamentos para laboratórios de informática

Além da distribuição de chips de internet, o MCom também tem investido na entrega de computadores para as escolas públicas por meio do programa Computadores para Inclusão. Durante o evento em Petrolina, 800 computadores foram doados para os laboratórios de informática das instituições de ensino locais.

Impacto nacional da iniciativa

No final de 2023, essa mesma iniciativa possibilitou a entrega de mais de 23 mil computadores — anteriormente usados pela Caixa Econômica Federal — às escolas da rede pública de ensino em todo o Brasil. Essa medida busca aumentar o acesso dos alunos a ferramentas tecnológicas fundamentais para o aprendizado e o desenvolvimento de competências digitais.

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Sertão Conectado: Parceria para a robótica educativa

Além dos programas Internet Brasil e Computadores para Inclusão, o MCom também tem se dedicado a iniciativas voltadas para a promoção da robótica nas escolas públicas. Uma dessas ações é o projeto “Sertão Conectado”, fruto de uma parceria entre o Ministério e a Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF).

Laboratórios de robótica simplificada

Intitulada “Da Inclusão Digital à Robótica Educativa”, essa iniciativa tem como foco as cidades de Juazeiro (BA), Campo Formoso (BA) e São Raimundo Nonato (PI). Por meio dela, alunos de 10 a 18 anos e professores têm acesso a laboratórios de robótica simplificada, contando com computadores e kits de robótica em cada sala de aula.

Objetivos do projeto

O principal objetivo do projeto Sertão Conectado é aprimorar o ensino de ciências nas escolas públicas, incentivando o interesse dos estudantes por áreas como tecnologia, engenharia e matemática. A iniciativa está prevista para seguir até o ano de 2026, com a expectativa de capacitar cerca de 600 alunos do setor.

Internet Brasil
Internet Brasil | Imagem: GOV

Importância da inclusão digital para o desenvolvimento educacional

A inclusão digital é um fator essencial para o desenvolvimento educacional e a redução das desigualdades sociais no Brasil. Ao fornecer acesso à internet e a recursos tecnológicos, o MCom busca criar oportunidades mais igualitárias para os estudantes, independentemente de sua condição socioeconômica.

Superando barreiras ao aprendizado

Muitos alunos de famílias de baixa renda enfrentam dificuldades para acessar conteúdos educacionais e realizar pesquisas fora do ambiente escolar, devido à falta de recursos financeiros para adquirir dispositivos e planos de internet. Ao distribuir chips com pacotes de dados gratuitos e computadores para laboratórios, o MCom ajuda a remover essas barreiras, permitindo que os estudantes tenham acesso contínuo a fontes de conhecimento.

Desenvolvendo habilidades digitais

Além de facilitar o acesso a conteúdos educacionais, as iniciativas do MCom também contribuem para o desenvolvimento de habilidades digitais essenciais para o mercado de trabalho atual. Ao se familiarizar com tecnologias como a robótica e a programação, o aluno é preparado para a próxima geração de profissionais para enfrentar os desafios do mundo digital.

Desafios e próximos passos

Embora as iniciativas do MCom representem avanços significativos na promoção da inclusão digital, ainda existem desafios a serem enfrentados. A infraestrutura de internet em algumas regiões do país pode ser precária, dificultando o acesso dos estudantes aos recursos oferecidos.

Expansão contínua dos programas

Para superar esses obstáculos, é necessário um esforço contínuo na expansão dos programas de inclusão digital, garantindo que um número cada vez maior de estudantes seja beneficiado. Além disso, é fundamental investir na capacitação de professores e na atualização constante dos recursos tecnológicos disponíveis nas escolas.

Monitoramento e avaliação contínua

Por fim, é essencial que o MCom monitore e avalie constantemente o impacto de seus programas, coletando feedbacks dos estudantes, professores e comunidades beneficiadas. Essa abordagem permitirá ajustes e melhorias, garantindo que as iniciativas de inclusão digital alcancem seu máximo potencial e contribuam de forma efetiva para o desenvolvimento educacional do país.

Tags: programa internet Brasil
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Igor Macedo

Igor Macedo

Especialista de conteúdo de Benefícios Sociais, com milhares de textos publicados. Revisor grupo Sena Online

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