A rodada do Bolsa Família julho está estalando! Afinal, faltam apenas 10 dias para o início dos pagamentos. No entanto, tem muita gente com o benefício comprometido.
Isso porque, neste mês de julho, o Programa Bolsa Família passará por uma rigorosa fiscalização. Assim, diversas famílias podem ter a suspensão ou até mesmo a exclusão do benefício.
A saber, a iniciativa tem o comando do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). Na prática, o objetivo é garantir que os recursos públicos sejam direcionados para as famílias que efetivamente necessitam e se enquadram nas regras.
Suspensão do Bolsa Família julho
Cabe reforçar que a operação tem como foco verificar o cumprimento dos requisitos do programa pelos beneficiários.
Então, entre os principais motivos para bloqueio ou suspensão no Bolsa Família julho estão a falta de atualização do Cadastro Único (CadÚnico), a superação do limite de renda familiar per capita, a baixa frequência escolar de crianças e adolescentes e o não cumprimento das exigências de saúde.
Acompanhe em detalhes:
- Cadastro Único desatualizado: Beneficiários que não atualizarem as suas informações no CadÚnico podem ter o benefício suspenso. É essencial que dados sobre composição familiar e renda estejam corretos e atualizados;
- Limite de Renda: O programa estipula que a renda familiar mensal per capita não deve ultrapassar R$ 218 para recebimento integral do benefício e R$ 660 para o benefício parcial. Sendo assim, as famílias que excederem esses limites perderão o direito ao Bolsa Família julho;
- Frequência escolar indevida: A educação é um dos pilares do programa. Crianças e adolescentes devem frequentar a escola regularmente. Caso essa exigência não seja cumprida, a família pode ter o benefício suspenso;
- Requisitos de saúde: O acompanhamento médico regular e a vacinação em dia são obrigatórios. Dessa forma, as gestantes e crianças devem seguir o calendário de saúde estabelecido pelo programa.
Calendário de depósitos do Bolsa Família Julho
Quem está em dia com a prestação de informações, e dentro dos critérios, não precisa se preocupar. Isso porque as datas do Bolsa Família julho estão confirmadas.
Como habitual, o cronograma segue o último dígito do Número de Identificação Social (NIS), com algumas exceções que você confere agora:
- NIS de final 1 – 18 de julho (antecipado para todas as famílias em municípios que têm situação de calamidade decretada);
- NIS de final 2 – 19 de julho;
- NIS de final 3 – 22 de julho (antecipado para dia 20 com liberação no Caixa Tem);
- NIS de final 4 – 23 de julho;
- NIS de final 5 – 24 de julho;
- NIS de final 6 – 25 de julho;
- NIS de final 7 – 26 de julho;
- NIS de final 8 – 29 de julho (antecipado para dia 27 com liberação no Caixa Tem);
- NIS de final 9 – 30 de julho;
- NIS de final 0 – 31 de julho.