Atenção! Informação fresquinha e muito importante! O prazo para as prefeituras dos municípios gaúchos fazerem o cadastro de novas famílias no Auxílio Reconstrução, que terminaria nesta terça-feira (25), foi prorrogado para o dia 12 de julho.
A iniciativa representa um alívio e tanto, e era um pedido das próprias prefeituras, preocupadas em não conseguir atender o prazo inicial.
A saber, com o cadastro, os municípios podem solicitar R$ 5,1 mil para cada família residente em área atingida pelas enchentes.
Importância da prorrogação para o cadastro do Auxílio Reconstrução
Para se ter uma ideia do impacto da iniciativa, vale mencionar que até o momento, das 444 cidades que estão com os reconhecimentos federais de situação de emergência ou de estado de calamidade vigentes, 166 cidades ainda não pediram o Auxílio Reconstrução.
“Não é razoável que as famílias que já podiam ter recebido sequer tenham sido cadastradas. Vamos prorrogar em respeito às famílias e fazer um chamamento às prefeituras para que cumpram esse prazo”, disse nesta terça-feira (25) o ministro da Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta.
Previsão de novo pagamento
Segundo o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, responsável pela gestão do programa, as análises das famílias já cadastradas e os pagamentos do Auxílio Reconstrução vão continuar após o dia 12 de julho até a finalização de todos os processos.
Desse modo, as prefeituras devem cadastrar os dados das famílias na página do Auxílio Reconstrução e, após análise do sistema, o responsável familiar precisa confirmar as informações no site.
Depois, a Caixa Econômica Federal realiza o depósito em conta.
Até o momento, 256,7 mil famílias de 115 municípios foram aprovadas no benefício, sendo que 226,5 mil já receberam o recurso, o que totaliza mais de R$ 1,1 bilhão.
No entanto, o governo federal espera atender 375 mil famílias gaúchas, representando R$ 1,9 bilhão de recursos destinados ao Auxílio.
Como colocar as mãos na grana do Auxílio Reconstrução
Caso o beneficiário já possua conta corrente ou poupança na CAIXA, ela será utilizada para crédito do benefício. Nesses casos, a movimentação do benefício poderá ser realizada com o cartão da conta ou de forma digital no Internet Banking da CAIXA.
Contudo, caso o beneficiário não possua conta na CAIXA, será realizada abertura automática de poupança CAIXA Tem, a ser movimentada pelo App Caixa Tem. Pelo app é possível realizar compras em supermercados, padarias, farmácias e outros estabelecimentos com o cartão de débito virtual e QR Code, por meio das maquininhas de cartão espalhadas por todo o Brasil.
Ainda mais, o beneficiário também pode fazer transferências via Pix, além de realizar o pagamento de contas de água, luz, telefone, gás e boletos em geral pelo próprio aplicativo ou nas casas lotéricas.
Por fim, saiba que utilizando o aplicativo Caixa Tem também é possível fazer saques nas unidades lotéricas, correspondentes CAIXA Aqui e terminais de autoatendimento, por meio da geração de token diretamente no aplicativo.
Com informações da Agência Brasil e da Caixa Econômica Federal