Atenção! O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou um alerta nesta quinta-feira (13), para esclarecer uma questão que vem tomando dimensões expressivas.
A saber, circula nas redes sociais uma suposta “antecipação” do calendário de pagamentos de aposentados e pensionistas do INSS no país.
No entanto, é preciso deixar claro que não há esse adiantamento para todos.
Siga a leitura para conferir todos os detalhes do comunicado.
Pagamentos do INSS
Vale destacar que a antecipação nos pagamentos do INSS contempla apenas quem reside no Rio Grande do Sul, por conta da situação de calamidade pública da região.
Assim, todos vão receber no 1º dia do calendário, o que confere o dia 24 de junho.
Ainda mais, para esses beneficiados do Sul, a antecipação do calendário vai prevalecer até que seja determinado o fim do estado de calamidade pública no estado.
Entretanto, os demais aposentados e pensionistas seguirão o calendário normal.
Programação
Como em todos os meses, primeiro são pagas as aposentadorias e pensões de quem recebe até um salário mínimo (R$ 1.412). Para esse grupo o valor será creditado de 24 de junho até 5 de julho.
Na prática, o pagamento leva em consideração o número final do cartão de pagamento do benefício, desconsiderando o dígito verificador que fica depois do traço.
Além disso, os primeiros a receber os pagamentos, que acontecem sempre em dias úteis, são aqueles que têm o Número de Inscrição Social (NIS) com final 1. Aliás, temos o repasse para um grupo por dia.
Então, para quem recebe acima do piso nacional (R$ 1.412), os pagamentos serão de 1º de julho até 5 de julho.
Nesse grupo os créditos também são feitos levando em conta o número final do benefício. Contudo, esses pagamentos são feitos de dois em dois grupos, começando para quem tem dígito final 1 e 6.
Como consultar o extrato do INSS
Por fim, cabe orientar que os segurados podem consultar os valores no site ‘Meu INSS’. Após fazer login na tela inicial do aplicativo ‘Meu INSS’, clique no serviço de “Extrato de Pagamento” para ter acesso ao extrato e todos os detalhes sobre o pagamento do benefício.
Inclusive, a consulta também pode ser feita pelo aplicativo ‘Meu INSS’, disponível para aparelhos com sistemas Android e iOS.
Para concluir, caso a pessoa não tenha acesso à internet, basta ligar para a Central 135. Ao fazer a chamada, informe o número do CPF e confirme algumas informações cadastrais, de forma a evitar fraudes. O atendimento está disponível de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h.
Fonte: Instituto Nacional do Seguro Social