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Quanto tempo leva para REGULARIZAR o Bolsa Família bloqueado? Entenda aqui

Natália Rosso por Natália Rosso
24 de abril de 2025, 23:33h
em Bolsa Família
Quanto tempo leva para REGULARIZAR o Bolsa Família bloqueado? Entenda aqui

De acordo com o MDS, os valores bloqueados em conta serão pagos de forma retroativa para aqueles que, após a atualização, comprovarem ter direito ao benefício. Imagem: Reprodução

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Quando o Bolsa Família é bloqueado, seja por motivos de atualização cadastral, inconsistências nos dados ou outras razões, é natural que os beneficiários busquem informações sobre o processo de regularização.

No entanto, o tempo necessário para regularizar o Bolsa Família bloqueado pode variar dependendo da natureza do bloqueio e das medidas a serem tomadas para resolver a situação.

Nesta introdução, exploraremos os diferentes cenários que podem levar ao bloqueio do Bolsa Família e os procedimentos geralmente necessários para regularizá-lo.

Ao entender esse processo, os beneficiários podem tomar as medidas apropriadas e agilizar o retorno ao recebimento do benefício.

Vamos agora mergulhar nesse importante tópico para esclarecer todas as dúvidas relacionadas à regularização do Bolsa Família bloqueado.

Bloqueios do Bolsa Família

O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) deu início, em 16 de fevereiro, ao calendário de pagamento do Bolsa Família referente ao mês de janeiro.

No entanto, uma parcela dos beneficiários ainda enfrenta dúvidas em relação à recente onda de bloqueios que afetou o repasse do dinheiro para milhões de famílias nos últimos meses.

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Desde o ano passado o governo determinou o bloqueio do Bolsa Família para os cadastros unipessoais identificados com dados inconsistentes nas bases governamentais.

Essa medida foi tomada devido à suspeita de fraudes e recebimento irregular, especialmente quando o beneficiário informava residir sozinho, mas na verdade morava com outros integrantes que também recebiam o benefício.

Embora as famílias unipessoais tenham inicialmente recebido os valores no Caixa Tem, foram convocadas para prestar esclarecimentos e atualizar o cadastro no setor do Cadastro Único.

O processo de recadastramento do Bolsa Família não foi disponibilizado online pelo governo, exigindo que os beneficiários passem por uma nova entrevista e apresentem a documentação pessoalmente para regularizar o cadastro.

De acordo com o MDS, os valores bloqueados em conta serão pagos de forma retroativa para aqueles que, após a atualização, comprovarem ter direito ao benefício.

Diante desse cenário, muitas pessoas buscam entender quanto tempo leva para desbloquear o Bolsa Família após a atualização do cadastro.

Quanto tempo leva para desbloquear o Bolsa Família?

Desbloquear o Bolsa Família é um processo essencial para milhares de famílias que dependem desse auxílio para garantir o sustento. No entanto, esse procedimento pode demandar tempo e seguir algumas etapas específicas.

Inicialmente, o governo orientou que apenas os beneficiários que residem sozinhos e tiveram o benefício bloqueado busquem um CRAS ou setor do CadÚnico para atualizar o cadastro.

Essa atualização requer a apresentação da documentação exigida, além da assinatura de um termo declarando a veracidade das informações fornecidas.

Após esse processo, o Bolsa Família é desbloqueado automaticamente pela gestão municipal.

O prazo para o desbloqueio pode variar de acordo com cada caso. Geralmente, os benefícios bloqueados são liberados aproximadamente 30 dias após a regularização.

Entretanto, em casos de cancelamento, esse período pode se estender até três meses (90 dias) para que a situação do Bolsa Família seja normalizada.

O governo federal estabeleceu um prazo de até 60 dias para que as famílias unipessoais realizem a atualização do CadÚnico.

Para aqueles que tiveram o benefício bloqueado em dezembro, o prazo limite para a atualização do cadastro e a prevenção do cancelamento do benefício é até 31 de janeiro.

O ministro do MDS, Wellington Dias, destacou a importância de que as famílias bloqueadas que realizarem a atualização do cadastro e estiverem dentro dos critérios estabelecidos voltem a receber o Bolsa Família.

Bolsa Família bloqueado – referência 02/2024

O bloqueio do Bolsa Família tem sido motivo de preocupação para muitas famílias, especialmente quando a mensagem “Bolsa Família bloqueado – referência (02/2024)” aparece no Caixa Tem.

Ao acessar o aplicativo para verificar o pagamento, os usuários se deparam com a indicação de que o dinheiro está bloqueado e a orientação para ligar para o número 121 em busca de mais detalhes.

Existem diversos motivos que podem levar ao bloqueio do Bolsa Família no Caixa Tem. Um deles é quando a parcela fica bloqueada até a data definida para o saque, mesmo que o valor já esteja creditado na conta.

Isso ocorre para informar ao beneficiário que o montante estará disponível para movimentação somente quando chegar a data determinada no calendário do Bolsa Família.

Para confirmar se o benefício está realmente bloqueado, é importante que o beneficiário consulte a situação em mais de um aplicativo que exibe informações sobre o Bolsa Família, pois em alguns casos o benefício pode aparecer como liberado.

Dentre os aplicativos e plataformas disponíveis para consulta estão o Caixa Tem, o aplicativo do Bolsa Família, o aplicativo do Cadastro Único e o Portal Cidadão da Caixa.

Outra situação comum é quando o pagamento fica bloqueado após o saque da parcela. Isso acontece porque a situação do Bolsa Família é atualizada para refletir o status da próxima parcela.

Além disso, o pagamento pode ser bloqueado devido a inconsistências no cadastro do beneficiário. Se a data de pagamento chegar e o dinheiro não estiver na conta, é importante verificar se o beneficiário está apto a receber a parcela, ou seja, se atende a todas as regras e condicionalidades do programa.

Se a resposta for positiva e o pagamento não for realizado até o final do calendário do mês vigente, é recomendável procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo para obter informações sobre o motivo do bloqueio e buscar a regularização da situação.

Tags: bolsa família bloqueado
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Natália Rosso

Natália Rosso

Jornalista, especialista em conteúdos de benefícios sociais, apaixonada pelas palavras e pelo poder transformador da informação.

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Comentários 1

  1. Roberto Donizetti Cardoso says:
    2 anos atrás

    Solicito o restabelecimento do pagamento da minha bolsa família, sou inscrito no CAD único.Roberto Donizetti Cardoso.

    Responder

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