O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), inaugurou na segunda-feira (30/10), o Disque Social 121. Essa iniciativa cria um novo canal de atendimento para todos os cidadãos brasileiros que precisam esclarecer dúvidas sobre o Bolsa Família e outros programas sociais, simplesmente ligando para o número 121.
A Importância do Disque Social 121
Antes do lançamento do Disque Social 121, muitos cidadãos enfrentavam dificuldades para obter informações sobre os programas sociais do governo. O novo serviço promete melhorar essa situação, oferecendo um atendimento rápido e eficiente.
“No ministério, a gente já tinha um meio de comunicação, mas não era muito eficiente. Às vezes as pessoas ligavam para a Ouvidoria, mas não conseguiam ter uma resposta. Hoje, me alegram os dados da atual Ouvidoria. Alguém telefona para o Disque Social e quem atende coleta as informações, tem acesso à base de dados, identifica o problema e dá uma resposta rápida. O atendente explica o que está acontecendo, aconselha o cidadão ou a cidadã, fala o que se deve fazer, onde ir ou ligar para resolver o problema”, ressaltou Wellington Dias, ministro do MDS.
Funcionamento do Disque Social 121
O Disque Social 121 é um serviço telefônico dedicado a dialogar com as pessoas em situação de vulnerabilidade ou necessidade social. Ele oferece suporte e informações relacionadas às questões sociais, serviços públicos e recursos disponíveis.
O atendimento da Ouvidoria funciona de segunda à sexta — e nos fins de semana, quando for época de folha de pagamento do Programa Bolsa Família — das 7h às 19h.
Combate às Fake News
Uma das principais preocupações do MDS é combater as fake news e responder ao cidadão em tempo real.
“Nós temos que combater as fake news. Nós temos que responder ao cidadão em tempo real. Nós temos que dar voz para as pessoas se manifestarem e dizerem qual tipo de serviço público é melhor para elas. Nós fomos considerados a ouvidoria federal que responde ao cidadão em menor tempo, dois dias úteis. Isso é uma grande vitória”, comemorou a ouvidora.
O Atendimento Multicanal
Além do atendimento telefônico, o MDS oferece outros canais de comunicação, como WhatsApp, redes sociais, portal de atendimento e demais canais que possam surgir.
“A gente precisa dar aos cidadãos vários canais de comunicação e essa unidade está pronta, não somente para ouvir o cidadão através do canal telefônico, mas em todos os canais de comunicação”, explicou Carlos Freitas, presidente da Central IT, fornecedora dos serviços de contact center para o MDS.
A Equipe do Disque Social 121
A equipe do Disque Social 121 é composta por cerca de 600 operadores que atendem os mais diversos tipos de demandas, principalmente sobre o Programa Bolsa Família.
“Por meio do Bolsa Família, a gente consegue atender todo o Brasil e tem outros programas, também, para aquelas pessoas que estão no Cadastro Único, como a isenção de taxa de concurso público, a Tarifa Social de Energia Elétrica, BPC, além de programas municipais e estaduais que usam a mesma base de dados. Nesse quesito, muitos cidadãos entram em contato para tirar dúvidas, verificar o cadastro, saber se podem usufruir dos benefícios”, relatou Glauber Acácio, coordenador do contrato da Central IT com o MDS.
A Satisfação em Atender
Letícia Araújo, operadora da Ouvidoria do MDS há cinco anos, relata que atende, em média, 80 ligações por dia.
“A nossa importância, eu acredito, que é enorme, porque a gente lida com o público mais necessitado de informação, um público mais carente de informação. É muito gratificante poder orientar as pessoas de forma qualificada para que elas consigam garantir os seus direitos, seja de alimentação ou necessidades básicas mesmo”, disse.
O Disque Social 121 é uma iniciativa importante para melhorar a comunicação entre o MDS e os cidadãos brasileiros. Com esse novo serviço, o MDS espera esclarecer dúvidas, combater fake news e garantir que as pessoas em situação de vulnerabilidade social tenham acesso à informação de qualidade sobre os programas sociais do governo.
Para mais informações, acesse o site oficial do MDS.