Empresa pelo Simples Nacional ou MEI e anda com dificuldades para quitar débitos fiscais? Saiba que agora existe uma solução simples. A Receita Federal trouxe uma novidade no sistema de parcelamento. Agora é possível parcelar em até 60 vezes para quitar seus débitos.
Essa função veio para tornar tudo mais fácil para caixa dos pequenos negócios, deixando o processo mais leve, se encaixando no perfil de cada empreendedor. Além disso, reduz os riscos de inadimplência, tudo em um só lugar.
A nova função já está disponível. Para saber todos os detalhes, continue lendo e confira tudo o que precisa saber para usufruir dessa oportunidade.
Como funciona o parcelamento para MEI e Simples Nacional
No parcelamento para Simples e MEI, é possível que na hora da solicitação, o contribuinte escolha o número de parcelas que quiser, desde que esteja dentro do limite de 60. Ou seja, no sistema, ainda dá para simular diferentes possibilidades de pagamento e escolher a que fica melhor para o seu negócio.
Também existe um valor mínimo por parcela, que é de R$ 300 para empresas do Simples Nacional e R$ 50 para MEIs. Isso ajuda a garantir que o parcelamento fique bom tanto para o contribuinte quanto para a administração pública. É tudo totalmente digital, sem precisar ir a uma unidade da Receita Federal.
Quem pode solicitar o parcelamento de dívidas

Para solicitar o parcelamento de dívidas, é necessário ser contribuinte do do Simples Nacional e Microempreendedores Individuais (MEIs).
Passo a passo para parcelar débitos
Para solicitar o parcelamento dos débitos, é bem simples. Veja o passo a passo abaixo:
- Entre no Portal do Simples Nacional ou o e-CAC;
- Acesse com seu código de acesso ou certificado digital;
- Escolha o seu parcelamento e insira o número de parcelas que quiser;
- Verifique o valor das parcelas e confirme a solicitação;
- Depois, faça a emissão do Documento de Arrecadação (DAS) para quitar primeira parcela.
Além disso, dá para acompanhar o parcelamento no mesmo sistema, onde o empreendedor pode consultar a situação do débito e emitir outras guias de pagamento.
Documentos necessários para o parcelamento
Para fazer o parcelamento, é preciso ter alguns documentos em mãos. Abaixo, veja quais são:
- CNPJ da empresa.
- CPF do titular.
Além disso, é necessário ter o código de acesso.
Consequências de não regularizar as dívidas
A falta de regularização das dívidas pode trazer diversos problemas, como multas e juros, perda de direito à benefícios, exclusão do CNPJ, entrada na lista de inadimplentes e muitos outros problemas. Por isso, essa nova função vem como uma oportunidade para diversos contribuintes.
Vantagens do parcelamento em até 60 vezes
A oportunidade de parcelar débitos do Simples Nacional ou MEI em até 60 vezes deve beneficiar muitos empreendedores, já que a regularização fiscal é essencial para continuar tendo acesso a benefícios, linhas de crédito. Além disso, o parcelamento permite estar em dia, sem comprometer o caixa. Por isso, o parcelamento deve ser benéfico para quem deseja continuar crescendo.
- Quem pode solicitar o parcelamento?
Empresas do Simples Nacional e Microempreendedores Individuais (MEIs) podem solicitar o parcelamento. - Qual é o valor mínimo das parcelas?
O valor mínimo por parcela é de R$ 300 para empresas do Simples Nacional e R$ 50 para MEIs. - Como funciona a escolha do número de parcelas?
O contribuinte pode escolher o número de parcelas até o limite de 60 vezes, podendo simular diferentes quantidades de pagamento para encontrar a melhor opção. - Quais documentos são necessários para solicitar o parcelamento?
É necessário ter o CNPJ da empresa, o CPF do titular e o código de acesso. - Quais são as consequências de não regularizar as dívidas?
A falta de regularização pode resultar em multas, juros, perda de benefícios, exclusão do CNPJ e inclusão na lista de inadimplentes.
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